Autor: Ana Isabel da Silva Rosendo Referência APM: PM040113 Data: 1996-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 211.0
Este trabalho teve como objectivo estudar o desempenho,o envolvimento,a postura e possíveis dificuldades de um professor de matemática com vários anos de serviço e sem qualquer experiência de implementação de actividades de investigação na sala de aula.
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Autor: Luísa Adelina Queirós da Costa Selas Referência APM: PM040112 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 119.0
´´Com este estudo pretendemos mostrar a pertinência da inclusão de tópicos sobre a teoria de grafos no currículo da disciplina de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico, dando especial ênfase à justificação e à importância desta integração naquele ciclo de ensino, à escolha e à forma como essa integração pode ser implementada. Devido ao facto do currículo do projecto Mat789 conter uma unidade sobre grafos e matrizes iremos descrever e analisar a forma como os autores deste projecto desenvolveram esta unidade. (...)``
Esta dissertação realiza um estudo histórico-pedagógico cujo eixo temático central são as condições que possibilitaram o surgimento das geometrias não-euclidianas.
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Autor: Arlete de Jesus Brito Referência APM: PM040110 Data: 1995-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 187.0
Este estudo pretende contribuir para uma reflexão sobre as transformações necessárias nos cursos de Licenciatura em Matemática. Está inserido na linha de pesquisa "Formação de Professores" do curso de Pós-Granduação em Educação Matemática do centro de Ciências Exactas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.A partir de uma análise do momento actual, este estudo pretende identificar as perspectivas futuras de como deve ser a formação de professores no Brasil e noutros países.
O objectivo geral do estudo foi o de descrever e analisar o desempenho de uma turma de formandos (alunos) de um curso de Formação Profissional, em tarefas elaboradas tendo em vista a abordagem do tema de Estatística. Em particular, pretendeu-se analisar a forma como os formandos utilizam os seus conhecimentos matemáticos na resolução de problemas ligados à Estatística; identificar e descrever as principais dificuldades reveladas pelos formandos durante a resolução de tarefas; analisar o uso de recursos tecnológicos (computador); analisar a forma como os formandos trabalham em grupo - cooperativamente - e, por fim, analisar o trabalho de projecto desenvolvido pelos formandos.
Este estudo teve como objectivo investigar e analisar o modo como os professores tratam/enfrentam, em aula as situações de erro ou dificuldade, suas e dos alunos, que surgem no processo de ensino/aprendizagem da álgebra elementar.
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Autor: Renata Anastácio Pinto Referência APM: PM040107 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 110.0
Esta dissertação refere-se à análise da implementação de um programa de portefólios electrónicos a uma turma de alunos do 9º ano de escolaridade, no contexto da disciplina de Matemática. O estudo processa-se ao longo do ano lectivo de 2006/7 e a tecnologia adoptada diz respeito à plataforma Moodle. Pretende-se analisar a viabilidade e a adequação da implemetação de um programa de portefólios de Matemática, suportados pela tecnologia Moodle, a turmas de alunos do ensino básico.
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Autor: Ana Paula Andrade Alves Referência APM: PM040199 Data: 2007-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 274.0
A cidadania participativa, para a justiça social, leva-nos a reflectir em torno da educação matemática, porque existe uma diversidade de modelos e aplicações matemáticos na sociedade actual que muitos cidadãos não identificam nem compreendem as suas implicações na sua vida. Para compreender esta relação entre educação matemática e justiça social foram formuladas as seguintes questões: que relação existe entre a educação matemática e a justiça social? Que tipo de intervenção pode ter a educação matemática na construção de uma sociedade mais justa? Que cultura profissional em educação matemática pode promover a justiça social? As respostas a estas questões resultaram da busca de um aprofundamento teórico porque esta problemática pertence a um território muito pouco investigado na educação matemática em Portugal. O estudo encontra-se organizado em três capítulos principais: justiça social, educação matemática para a justiça social e cultura profissional em educação matemática para a justiça social.
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Autor: Helena Isabel Pereira da Silva Gerardo Referência APM: PM040184 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 145.0
Autor: Cristiane Coppe de Oliveira Referência APM: PM040101 Data: 2001-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa da própria colecção. Editora: APM Páginas: 192.0
Resumo:"A Linguagem, sendo uma capacidade natural, e não meramente instrumental, é usada na organização do pensamento e integrada no contexto cultural de um indivíduo. Neste trabalho tentámos perceber de que forma a linguagem usada na sala de aula de atemática interfere na aquisição dos conteúdos programáticos, centrando o nosso estudo no tema: funções.O estudo realizou-se numa Escola Secundária do litoral do sotavento algarvio, no ano lectivo de 2004/2005. Os três casos seleccionados pertenciam a uma turma do décimo ano de escolaridade, de prosseguimento de estudos: Curso Científico-Humanísticos. Optámos por uma metodologia de carácter essencialmente qualitativo, o estudo de caso, dado que pretendíamos compreender um fenómeno e não encontrar resultados definitivos e universais, generalizar conclusões ou indagar relações causaiscom o intuito de prever acontecimentos. Não havendo lugar a generalizações, há contudo constatações que servirão de alertas para o acto comunicativo integrado no processo de ensino-aprendizagem."
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Autor: Maria de Fátima Argelino Trindade Referência APM: PM040191 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 146.0
O presente estudo, integrado na área da educação, tem por principal objectivo compreender como alunos do primeiro ano de escolaridade mobilizam aspectos do sentido de número na resolução de problemas numéricos.Neste âmbito,foram definidas as seguintes questões de investigação: que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas numéricos?que dificuldades experienciam os alunos na resolução de problemas numéricos?Que contextos favorecem a resolução de problemas numéricos?
O presente trabalho analisa algum software educativo destinado ao ensino-aprendizagem da matemática, desde o 1º ciclo do ensino básico até aos primeiros anos do ensino superior.
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Autor: Olga M. Vaz Moreira Referência APM: PM040099 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 177.0
Esta investigaçãotem por objectivos compreender a identidade dos professores de matemática do 2º ciclo do ensino básico e identificar quais os contributos das associações profissionais de professores na (re)construção da identidade docente.
Tese de MestradoTomando como ponto de partida o facto de, ao nível do ensino secundário, existirem jovens que, parecendo cognitivamente competentes, não conseguem obter sucesso na disciplina de Matemática, procurou-se com esta investigação contribuir para a compreensão dos factores pessoais - de natureza da construção pessoal e das implicações relacionadas daí decorrentes - subjacentes a esta situação.
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Autor: Ana Luisa Bento de Paiva Referência APM: PM040098 Data: 2005-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 256.0
Este estudo incide sobre as concepções e práticas de dois alunos no último ano de formação inicial e no primeiro de exercício da docência, relativamente a actividades de resolução de problemas de matemática.
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Autor: Isabel Vale Referência APM: PM040095 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 272.0
Este trabalho realizou-se em 3 vertentes:reflexiva,colaborativa e investigativa.
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Autor: Marcial Rodrigues Mota Referência APM: PM040094 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 192.0
Esta Tese tem como objectivo o estudo das concepções dos alunos sobre a avaliação das aprendizagens na disciplina de Matemática em anos terminais dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Em particular, procurou-se estudar e comparar as concepções que alunos desses anos tinham sobre a avaliação e as práticas avaliativas dos seus professores, e compreender se existiam algumas relações de dependência entre essas concepções e a perspectiva face à Matemática e o desempenho escolar desses alunos.
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Autor: Cristina Maria de Macedo Referência APM: PM040221 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 155.0
O objectivo desta investigação é compreender o modo de funcionamento das concepções didático-pedagógicas do professor pesquisador, na sala de aula de matemática, e a relação dessas concepções oriundas da prática científica da matemática.
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Autor: M. Regina Gomes da Silva Referência APM: PM040093 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 318.0
Esta investigação incide sobre as concepções de professores do 1º ciclo do ensino básico relativamente ao seu papel enquanto profissionais de ensino, á matemática, ao ensino desta disciplina e ao papel que atribuem aos materiais didáticos.
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Autor: António Augusto Gaspar Ribeiro Referência APM: PM040092 Data: 1995-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 170.0
Este estudo analisa o modo como se desenvolve a aprendizagem do conceito de volume nos alunos do 6º ano de escolaridade, no quadro de uma proposta pedagógica que dá ênfase a actividades que apelam à visualização e ao raciocínio espacial. O seu objectivo principal foi o de compreender as ideias que os alunos do 6º ano têm sobre volume e perceber como desnvolvem quando são envolvidos numa experiência de ensino, tendo por base uma cadeia de tarefas que apelam à visualização e ao raciocínio espacial.
Este estudo visa compreender como alunos do 9º ano fazem uso de representações para comunicar matematicamente num contexto de resolução de problemas, considerando, simultaneamente, o papel do discurso desenvolvido entre os vários actores, na sala de aula.
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Autor: Vasco João dos Santos Coelho Referência APM: PM40230 Data: 2011-10-24 00:00:00 Editora: APM Páginas: 226.0
Este trabalho pretende contribuir para a compreensão da forma como os professores lidam com os erros dos alunos.Considerando que o erro pode ser um elemento fundamental para o desenvolvimento do sistema cognitivo do sujeito,parece-nos importante perceber como os professores a ele reagem,e de que modo ele influencia a forma como estes planeiam as suas actividades para a sala de aula.
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Autor: Maria Alice Pereira Inácio Referência APM: PM040091 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 190.0
Este estudo tem como objectivo pesquisar como lidam os professores do 1º Ciclo com o currículo de Matemática e que papel tem o manual escolar nesse processo. A pesquisa é desenvolvida à volta de três questões centrais: (1) Como perspectivam os professores do 1º Ciclo a Educação Matemática? (2) Que bloqueios se colocam aos professores na gestão do currículo de Matemática? (3) Em que medida os manuais escolares facilitam ou inibem as práticas do professor no que diz respeito à Educação Matemática, nomeadamente às suas práticas na sala de aula?
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Autor: Maria teresinha Vilela da Costa Nunes Referência APM: PM040185 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 213.0
Autor: Maria Cristina da Cunha Santos Loureiro Referência APM: PM040090 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 383.0
Neste estudo investigamos o potencial da calculadora gráfica no ensino- aprendizagem de matemática e para tal desenvolvemos uma proposta didático-pedagógica que envolve o tema funções quadráticas.
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Autor: Telma Aparecida de Souza Referência APM: PM040089 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 221.0
A matemática assume um papel importante no percurso académico dos alunos ao ser parte integrante do currículo e pelas competências que podem ser desenvolvidas através dela. Porém, muitos alunos revelam uma representação social negativa da matemática, sustentada pelas suas vivências e pelo que é assumido e difundido pela família, pelos media e pela sociedadew, em geral. Para mudar essas representações sociais negativas é necessário conhecê-las e entendê-las, criando cenários de educação formal propícios a essa mudança, como o trabalho colaborativo.
Tese de Mestrado. Esta investigação engloba dois estudos relacionados entre si. O primeiro, permitiu recensear, analisar e avaliar sites, aqui denominados por SIteMat, com informação relacionada com o ensino de matemática, do 3º ciclo do ensino secundário do sistema de ensino português. O seu autor um professor de matemática de um daqueles ciclos de ensino a leccionar numa escola portuguesa, designado abreviadamente por ProfSiteMat, pertencendo à população-alvo do segundo estudo. A partir da revisão de literatura, determinaram-se os atributos para a grelha de avaliação dos SiteMat e as questões para o questionário enviado aos ProfSiteMat. Estes instrumentos da recolha de dados foram validados por especialistas.
Este trabalho está dividido em 4 partes,em que as 3 primeiras proporcionam os elementos necessários que conduzem á proposta de um programa educativo,especialmente destinado ao desenvolvimento de capacidades metacognitivas em alunos do 3ºciclo do ensino básico em Portugal.A quarta parte é constituída pela proposta de um programa de intervenção para desenvolver capacidades metacognitivas na área da resolução de problemas de matemática,em alunos do 3º ciclo do ensino básico em Portugal.Além disto,faz-se referência aos elementos teóricos básicos para o design de um programa de intervenção,e as características gerais que este deve cumprir.
Este estudo envolve quatro professoras de matemática do ensino secundário de escolas do grande Porto que frequentaram,durante o verão de 98,acções de formação sobre o uso das novas tecnologias(calculadora gráfica e o programa Cabri II).
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Autor: Maria José da Silva Bahia Ribeiro Referência APM: PM040079 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 182.0
Este estudo tem como objectivo principal compreender aspectos do desenvolvimento do sentido do número racional não inteiro em alunos do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e procurou responder às seguintes questões: a) quais são os obstáculos das crianças à apropriação do sentido do número racional fraccionário?b) que estratégias pessoais os alunos privilegiam na resolução de problemas com números racionais?c) como se processa a passagem das estratégias informais para a representação simbólica dos números racionais, quer sob a forma de fracção, quer na forma decimal?
Vivem-se hoje (de novo) tempo de reforma. Tempos de reforma educativa com um renovado enfoque sobre o aluno e sobre a aprendizagem. Os documentos de política educativa (legais e de enquadramento conceptual), visando o aprofundamento da Lei da Bases do Sistema Educativo de 1986, vêm enfatizando que as decisões são agora partilhadas com professores e Escolas, isto é, com quem (re)constroí o currículo.Esta investigação centrou-se em Área Projecto, como a primeira aproximação ao objecto de estudo, orientando-se o nosso esforço (entre 1998/99 e 2000/01) para a compreensão de um processo de inovação que envolvia a implantação desta área numa escola.
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Autor: João José Marques da Silva Referência APM: PM040076 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa da própria colecção. Editora: APM Páginas: 366.0
O objectivo deste trabalho é a construção de um ambiente de aprendizagem inteligente, capaz de simular a interação entre vários agentes, durante um processo de ensino-aprendizagem, em sala de aula.
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Autor: Augusto Manuel José Eusébio Referência APM: PM040075 Data: 1995-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 122.0
esta investigação centra-se na introdução de tarefas investigativas na aprendizagem da Matemática no 1ºCiclo. O estudo tem por objectivo descrever os processos vividos pelos alunos quando colocados perante uma tarefa investigativa, tentando perceber os processos matemáticos utilizados, a mobilização de conteúdos e competências, o envolvimento na actividade e as interacções estabelecidas.
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Autor: Helena Maria Reis Pacheco de Amaral Referência APM: PM040074 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 312.0
O presente estudo insere-se na área da educação matemática e decorreu numa turma do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico.Pretendeu-se estudar a visualização espacial e a costrução de conceitos matemáticos nas crianças.
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Autor: Maria de Fátima Gordo Referência APM: PM040071 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 188.0
O objectivo principal deste estudo é compreender em que situações,porquê e como é que os alunos utilizam a calculadora gráfica na resolução de questões no ambito do estudo de funções no 12º ano de escolaridade.Para tal pretende-se obter resposta para as seguintes questões:- Que relação estabelecem os alunos com a calculadora gráfica?- Que razões levam os alunos a optar por utilizar ou não a calculadora gráfica na resolução de uma questão?- Que papel reservam os alunos à calculadora gráfica na resolução de uma questão?A natureza das questões envolvidas levou à adopção de uma metodologia de natureza qualitativa e á opção pela realização de estudos de caso, envolvendo três alunos de uma turma do 12º ano de escolaridade.
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Autor: Maria João Semião Referência APM: PM040205 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 162.0
Apresenta-se uma exploração didáctica de alguns temas de probabilidades,recorrendo a programas de simulação que escrevemos na linguagem visual basic.
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Autor: Maria Júlia de Oliveira Ferreira Referência APM: PM040068 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 198.0
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