Acabar com o insucesso escolar. O insucesso escolar não é uma fatalidade, é o que clama o montepelleriano Hubert Montagner, psicólogo e especialista do comportamento animal. Fruto de anos de observação, a sua teoria límpida: a escola nivela os valores, não toma suficientemente em conta a individualidade de cada criança e os seus ritmos pessoais de desenvolvimento intelectual. Não se contentando em salientar uma constatação, dá a pais e professores pistas que permitem construir uma escola diferente.
Obra que foi primeiramente concebida e realizada para servir de instrumento de trabalho pedagógico para professores, educadores ou formadores de adultos, é um verdadeiro suporte metodológico destinado a todos os intervenientes que desejem formular, realizar e avaliar um projecto de intervenção no meio educativo onde trabalham.
O presente estudo analisa o raciocínio proporcional dos alunos antes e depois do ensino formal da Proporcionalidade Directa.O seu objectivo é saber quais os tipos de estratégia que os alunos utilizam, em que situações têm tendência para utilizar estratégias mais formais e ainda de que modo identificam situações em que existe ou não Proporcionalidade Directa.
Categorias:
Teses
Autor: Sara cristina Henriques Cabral da Costa Referência APM: PM040201 Data: 2007 Editora: APM Páginas: 140
Este estudo visa a avaliação qualitativa dos resultados dentro do programa de etnomatemática,com base na teoria de Paulo Freire e na etnografia como método de pesquisa.
Categorias:
Teses
Autor: Pedro Paulo Scandiuzzi Referência APM: PM040049 Data: 2011-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 160
O objectivo desta investigação é analisar o processo de generalização dos novos programas de matemática do 5º ano de escolaridade, tal como é vivido e sentido pelos professores.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Arlete Cardoso Jorge Referência APM: PM040054 Data: 2011-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 363
Este trabalho tem como objectivo estudar as concepções de professores de matemática,sobre o ensino e a aprendizagem, e as suas práticas da sala de aula .
Categorias:
Teses
Autor: Luís Menezes Referência APM: PM040097 Data: 2011-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 205
O estudo desenvolvido partiu de uma constatação ou se quisermos de uma reflexão sobre a época em que vivemos: uma época de nítida transformação.
Categorias:
Teses
Autor: Ivete Azevedo Referência APM: PM040162 Data: 2011-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 310
O presente trabalho incide sobre o conhecimento profissional do professor de matemática do segundo ciclo do ensino básico, tem como finalidade descrever e compreender esse conhecimento, referindo os aspectos que o caracterizam e a sua origem.
Categorias:
Teses
Autor: Fátima Alonso Guimarães Referência APM: PM040134 Data: 1996-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 265
Esta dissertação é o resultado de uma investigação realizada sobre a identidade profissional dos professores de matemática das escolas secundárias e sobre os processos de formação dessa mesma identidade,tendo como objectivo principal contribuir para a compreensão deste grupo de docentes e,consequentemente dos docentes em geral.
Categorias:
Teses
Autor: Diamantina Ramalhete Ribeiro Carmona Referência APM: PM040111 Data: 1993-01-10 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 242
O principal objectivo desta investigação é estudar a relação entre as concepções e as práticas pedagógicas de professores de matemática.O estudo desta relação incide sobre a matemática,o ensino da matemática,a utilização do computador no ensino da matemática e a vivência profissional.Pretende-se descrever e analisar as concepções e as práticas dos professores nos quatro domínios referidos e identificar as respectivas interacções,salientando quer aspectos de convergência,como consistências e influências,quer aspectos de divergência,como inconsistências,tensões e conflitos.
Categorias:
Teses
Autor: Ana Paula Canavarro Referência APM: PM040096 Data: 1993-01-10 Editora: APM Páginas: 361 ISBN: 9729053405
Nesta dissertação, abordamos a utilização da linguagem matemática na exploração de situações problemáticas envolvendo os números inteiros relativos. No estudo, consideram-se os tipos de conhecimentos mobilizados e a verbalização da consciência do desempenho na concretização de questões relacionadas com os números inteiros relativos. (…)
Esta investigação tem por objectivo estudar a formação de professores de matemática proporcionada pelo instituto superior de ciências da educação (ISCED)de Benguela, actualmente unidade orgânica de universidade Katyavala Bwila. Para tal, foram formuladas as seguintes questões:
1 - Como se caracteriza o novo plano de estudo para a formação de professores de matemática? quais os seus pontos fortes e fracos?
2 - Como se caracterizam as práticas dos formadores?
3 - A formação de professores de matemática moldada pelo seu plano de estudo e pela prática dos formadores, que entendimento atribui ao conhecimento profissional? Quais as principais dimensões deste conhecimento que são valorizadas?
Esta edição apresenta uma coletânea de textos sobre a matemática na escola, recolhidos ao longo dos anos de 2000 e 2001. Os autores pessoas do distrito de Bragança, incluindo alunos, educadores e professores, das mais diversas idades, percursos escolares, tipos de escolas e áreas disciplinares (línguas, ciências sociais, ciências da natureza, educação física, educação musical e plástica), que se exprimem em prosa, poesia, ilustração e fotografia. A edição deste livro é um contributo para que se tenha uma melhor visão social da matemática.
Paulo Abrantes foi um dos directores da Educação & Matemática e tudo aquilo em que se envolveu na APM - e envolveu-se em muita coisa e em muitos momentos - a Educação & Matemática tinha para ele um significado particular. Integrar a redacção de que fez parte desde o primeiro número, dirigir a Revista quando foi director durante quase cinco anos, e participar nos trabalhos de elaboração dos diferentes números foram experiências que viveu com intensidade e de que retirava uma gratificação especial. Paulo Abrantes gostava da Revista e gostava de estar na Revista.......................
Este livro " O Clube do Quebra Caco I - Do Facebook para o Papel: A Matemática na Promoção do Pensar", embora o seu conteúdo seja oriundo de um contexto fora da sala de aula, a grande maioria das tarefas propostas, na sua integra ou adaptadas, poderão servir de tarefas para a aula de matemática e, desta forma, ser um contributo importante para o desenvolvimento curricular da matemática através das práticas letivas dos professores. Este aspeto é de extrema relevância para o ensino da matemática quando se pretende enfatizar a resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática.
Esta obra compila alguma da investigação feita em Portugal, nos últimos anos, sobre os números racionais. Integra trabalhos no âmbito do ensino e aprendizagem destes números abordando aspetos como o conhecimento de futuros professores do ensino básico, o conhecimento do professor e as suas práticas, assim como experiências de ensino envolvendo números racionais.
Com 336 páginas conta com a participação de cerca de vinte autores e inaugura a publicação de ebooks na APM.
Está disponível em pdf ou em epub.
O presente livro visa trazer o tema do pensamento algébrico. Para tal, tira partido de uma história ficcionada de relacionamento matemático entre um eventual professor de matemática e, um dos seus melhores alunos.
VIDA - O Mistério da Sua Origem e Natureza é um livro brilhante. O enigma desde sempre, e sempre com o mesmo apelo, é o da orinius, é a panspermia: sementes por toda a parte, dando nome ao conceito de que a vida se originou em milhares de esporos algures no espaço e foi tombando suavemente pelo chão do nosso planeta, propulsionada pela pressão que a luz exercia sobre eles (...) O que fez com que estas moléculas vindas do espaço afectadas por toda a radiação que atravessaram, e consequentemente pudessem germinar em milhares de frutos no cálido caldo oceânico, foi o facto de não terem chovido ao acaso: na realidade, vieram todas concentradas no porão de uma nave que qualquer civilização mais adiantada nos enviou, em correio expresso, para o planeta azul onde tudo parecia - à distância - tão promissor. É isto pura ficção? Mas quem é que ainda se preocupa com semelhantes bagatelas? O que é que é puro, nos tempos que correm? Francis Crick não está interessado na linha divisória, está interessado na exploração de uma bela teoria (Watson recusava os primeiros modelos de estrutura do DNA porque não eram belos, e «o que for verdade terá de ser belo») e aqui é que está a chave para a cintilação do livro: esta é uma exploração que exige uma enorme panóplia de apetrechos. Eles chamam-se química, biologia, física, matemática, geologia, astronomia, todos os campos e contracampos de que a ciência é feita e neste périplo se entrelaçam. Chamados a plenário para a discussão de uma ideia são a esta nova luz mais vivos, mais actuantes, muito mais saborosos do que no mero enunciado enciclopédico que é geralmente próprio da divulgação científica. Não estão aqui para nos ensinar nada, mas sim para taco a taco estruturar um raciocínio . Não é sempre muito melhor quando não nos apercebemos que estamos na aula?
Categorias:
Outras Edições
Autor: Francis Crick Data: 2018-06-19 00:00:00 Observações: Coleção Ciência AbertaFrancis Crick (Prémio Nobel da Medicina) Editora: Gradiva Páginas: 192.0 ISBN: 972-662-174-7
Viagens no Espaço-Tempo é uma viagem ao mundo maravilhoso de Einstein. Um mundo conhecido como o mundo da relatividade, primeiro restrita e depois geral; um mundo recheado de grandes princípios e de grandes invariâncias, onde a relatividade é absoluta e a descrição transparente do mundo vence a incongruência e a fealdade das descrições parcelares. Um mundo onde a matemática às vezes faz falta -- matemática que o leitor com menos vocação saberá judiciosamente evitar -- e que ajuda a perceber por que razão E=mc2 (isto é, por que existem a energia do Sol e as centrais nucleares) e o gémeo que viaja até à outra galáxia regressa mais novo do que o gémeo que ficou -- numa versão moderna da parábola do filho pródigo. Um mundo retorcido e esburacado onde o tempo mantém os seus mistérios e as suas tentações, alimentando devaneios e especulações -- onde não faltam as máquinas para recuar nos séculos e os vertiginosos e obscuros túneis do tempo -- e onde a esperança do contacto, que Carl Sagan tanto procurou, permanece viva e presente.
Categorias:
Outras Edições
Autor: Jorge Dias de Deus Referência APM: GR010069 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: JORGE DIAS DE DEUS é físico teórico e professor de Física no Instituto Superior Técnico. Editora: Gradiva Páginas: 109.0 ISBN: 972-662-638-2
Este livro foi reeditado a propósito da organização do encontro internacional em homenagem a Paulo Abrantes "Educação Matemática: caminhos e encruzilhadas". Este trabalho consiste na resolução de um único problema no contexto de ensino e aprendizagem de Matemática. Com esta publicação, o autor transmite a sua experiência pessoal junto dos alunos, em diversas épocas, no estudo, discussão e exploração de um problema.
Este trabalho consiste na resolução de um único problema no contexto de ensino e aprendizagem de Matemática. Com esta publicação, o autor transmite a sua experiência pessoal junto dos alunos, em diversas épocas, no estudo, discussão e exploração de um problema.
Livro publicado no âmbito do V CIBEM realizado no Porto, em Julho de 2005. Inclui os textos que a comissão organizadora recebeu, relativos às conferências aí proferidas. São treze textos sobre temas muito variados. O livro abre com a intervenção de Uribitan D`Ambrósio "Sobre o CIBEM", que nos dá um relato da sua experiência pessoal relativa à criação do CIBEM, apresentando também considerações sobre a educação matemática na América Latina desde o período colonial, até "ao reencontro ibero-americano", em meados do século XX. Os restantes textos são apresentados agrupados, juntando os que possuem alguma afinidade temática em quatro secções: "Panoramas na Educação Básica e na investigação na formação de professores"; "O professor de matemática: desenvolvimento e acção curricular"; "Números e Geometria: propostas didácticas"; "Matemática e cultura".Todos os textos são uma importante cultura para a Educação Matemática.
Estas Treze Viagens pelo Mundo da Matemática podem ser lidas de diversas formas. Se o leitor pretende apenas aprender mais, sem nenhum objectivo prático imediato, damos-lhe desde já os parabéns. Pensámos num livro que pudesse ser útil aos professores de matemática do ensino secundário. Idealizamos um livro que, sem concessões ao facilitismo imperante no sistema de ensino publico nacional, tivesse um grau de complexidade relativamente moderado, de modo a que também alunos com mais maturidade pudessem aproveitar com a sua leitura.
Categorias:
Outras Edições
Autor: Carlos Sá/Jorge Rocha Referência APM: PM0010982 Data: 2016-04-04 00:00:00 Editora: Univ. Porto Páginas: 565.0
Este estudo propõem-se a analisar o papel do ensino recorrente, no âmbito da aplicação da política do Rendimento Mínimo Garantido. Para isso foi seleccionado o concelho de Vila Real para universo de pesquisa empírica. Este tema remete logo para cenários de pobreza e exclusão e consequentemente para o significado e as representações que ambas assumem na sociedade, sobre os quais se desenham e constróem as respostas, materializadas na adopção das políticas sociais.
Neste trabalho apresentamos uma proposta alternativa de actividades para a pré-alfabetização matemática de crianças portadoras de deficiência auditiva,tendo,como enfoque principal,a construção do pensamento lógico-matemático dessas crianças.
Categorias:
Teses
Autor: José Carlos Gomes de Oliveira Referência APM: PM040180 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 96.0
Esta investigação tem com objectivo estudar o protagonismo curricular de duas professoras de matemática do 3º ciclo e a forma como se relacionam com o currículo prescrito. Procura-se responder às questões: Como interpretam os professores o currículo oficial da matemática? Qual o grau de liberdade que sentem na gestão curricular que desenvolvem? Como adaptam a planificação concebida pelo grupo disciplinar na planificação das suas aulas? Como utilizam o currículo de matemática na sua prática lectiva? O quadro de referência teórico integra os temas: currículo, evolução do currículo nacional de matemática e protagonismo curricular.
Esta pesquisa busca conhecer a matemática praticada e elaborada por um grupo cultural.Essa matemática,que está intimamente ligada ao meio sócio cultural deste grupo é denominada Etnomatemática.Neste estudo,o grupo pesquisado é o de moradores de uma favela no Brasil;nessa comunidade foi estudada a matemática conhecida pelos adultos,matemática esta que aparece em temas ligados a suas origens rurais,ás suas atuais profissões,assim como a todos os seus afazeres.Foi também apresentado como as crianças praticam a matemática que conhecem,nas suas brincadeiras e jogos,assim como em suas tarefas profissionais.
Categorias:
Teses
Autor: Marcelo Borba de Carvalho Referência APM: PM040175 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 266.0
O estudo teve como objetivo investigar as transformações vividas e percebidas por professores do ensino fundamental,durante um processo de mudança curricular.
Categorias:
Teses
Autor: Gilberto Francisco Alves de Melo Referência APM: PM040172 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 159.0
Autor: Ana Paula Mourão Referência APM: PM040169 Data: 1988-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 142.0
A Álgebra é um dos campos do currículo de Matemática onde se revela mais difícil pôr em prática metodologias adequadas às características de cada aluno. O presente estudo tem por objectivo conhecer a influência que pode ter na aprendizagem dos alunos uma proposta curricular para o ensino da Álgebra que dá ênfase às tarefas de exploração e investigação, às conexões dentro e fora da Matemática e ao uso da tecnologia. O estudo foi realizado numa das minhas turmas do 8º ano, o que me proporcionou também a oportunidade de explorar novas perspectivas metodológicas e reflectir sistematicamente sobre vários aspectos da minha prática. Para averiguar o seu pensamento algébrico e as suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem dos conceitos algébricos, utilizei três métodos de recolha de dados: o bservação participante com registo em diário de bordo, entrevistas e documentos produzidos pelos alunos. (...)``
Autor: Maria Eduarda Batista Moura Referência APM: PM040168 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 103.0
Este trabalho tem por objectivo estudar os saberes profissionais de professores de matemática.
Categorias:
Teses
Autor: Maria Helena Cunha Referência APM: PM040167 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 274.0
No primeiro capítulo deste trabalho refere-se o início da vida científica de Ruy Luís Gomes, os matemáticos que maior influência tiveram nas orientações que escolheu e analisa-se o impacto que a sua obra teve no mundo científico.Destaca-se a investigação feita por Ruy Luís Gomes na área da Teoria da Relatividade e refere-se as consequências dessa investigação não só a nível científico mas também cultural.No segundo capítulo, apresenta-se as actividades desenvolvidas e analisa-se o impacto que tiveram para o desenvolvimento científico do nosso país.No terceiro capítulo aborda-se as dificuldades sentidas pelos cientistas portugueses a partir de 1945 e as actividades levadas a cabo por cientistas estrangeiros para as colmatar. Finalmente é dada uma perspectiva da euforia popular causada pelo regresso dos investigadores exilados e as consequências que teve a nível científico social e cultural.No quarto capítulo faz-se uma pequena abordagem à vida política de Ruy Luís Gomes, onde se refere as prisões, os movimentos democráticos que liderou e as causas porque lutou.
Categorias:
Teses
Autor: Rita Manuela Adegas da Cunha Referência APM: PM40226 Data: 2011-04-29 00:00:00 Editora: APM Páginas: 85.0
A presente investigação tem como objectivo contribuir para a compreensão do modo como os professores de Matemática do 2º Ciclo do Ensino Básico organizam a sua prática pedagógica, tendo em conta as novas orientações curriculares, que dificuldades enfrentam nessa organização e de que forma o conhecimento profissional do professor as influencia e é influenciado.
O principal objectivo deste estudo é compreender a forma como futuros professores do 1º ciclo do ensino básico reflectem sobre as suas práticas lectivas de ensino da Matemática, tendo em conta o modo e o conteúdo dessa reflexão. Analisa também os possíveis factores que a influenciam, relacionados com a Matemática, a Didáctica da Matemática a formação educacional e as perspectivas sobre a profissão e seu desenvolvimento profissional.
Categorias:
Teses
Autor: Catarina Raquel S. C. Alves Delgado Referência APM: PM040164 Data: 2003-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 250.0