O presente estudo procurou fazer um levantamento das concepções acerca do infinito entre alunos de uma turma do 10º ano de escolaridade, do curso tecnológico de design,que frequentavam a disciplina de métodos quantitativos, e verificar até que ponto estas podiam ser questionadas e possivelmente alteradas.
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Autor: Maria Helena Martinho Referência APM: PM040142 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 174.0
Este estudo investiga como se vem desenvolvendo a prática educativa de alguns professores de matemática,que deram aulas de álgebra elementar ao longo de suas trajetórias profissionais e,que vivenciaram a implantação/discussão da matemática moderna no nosso sistema educacional.
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Autor: Marco António Geraldo de Oliveira Referência APM: PM040140 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tses de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 120.0
Este estudo tem como objectivo:compreender e analisar as perspectivas dos professores de matemática do ensino secundário sobre o discurso envolvido na condução das aulas,relacionando-o com as tarefas propostas aos alunos;e perceber a influência que a reflexão em grupo sobre o discurso envolvido na condução das tarefas de aprendizagem pode ter no seu desenvolvimento profissional.
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Autor: João Pedro Soares Almiro Referência APM: PM040139 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 325.0
Esta investigação insere-se no domínio do desenvolvimento profissional dos professores do 1º ciclo e decorre no contexto de um trabalho colaborativo,envolvendo uma actividade conjunta de três docentes e da autora deste estudo na discussão e reflexão sobre as novas propostas pedagógicas ao nível do ensino da matemática para o 1º ciclo e a sua concretização em termos de tarefas para a sala de aula.
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Autor: Maria da Graça Gomes Vieira Correia Referência APM: PM040138 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 313.0
Esta investigação inscreve-se no domínio do desenvolvimento profissional dos professores do 1ºciclo e tem como objectivo analisar e compreender odesenvolvimento profissional dos professores do 1ºciclo e seu contributo para as práticas de sala de aula com enfoque na aula de matemática.
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Autor: Elvira da Graça Ferreira Referência APM: PM040137 Data: 2000-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 292.0
Autor: Ana Cristina Ferreira Referência APM: PM040136 Data: 1998-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 164.0
O conhecimento profissional do professor e as investigações na sala de aula: um estudo nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. O objectivo desta Tese é contribuir para a compreensão do conhecimento profissional do professor de Matemática envolvido no desenvolvimento de tarefas de investigação na sala de aula, focando-se em quatro questões orientadas: - Como é que os professores colocam em prática as tarefas de investigação, considerando a planificação e condução das aulas? - Que dificuldades sentem os professores no desenvolvimento de tarefas de investigação na sala de aula? - Como é que o conhecimento didáctico dos professores influencia o desenvolvimento de tarefas de investigação? - Como é que o conhecimento didáctico dos professores é influenciado pelo desenvolvimento de tarefas de investigação?
Este estudo analisa o conhecimento matemático e didáctico do professor estagiário associado á realização de trabalho investigativo na aula de matemática.
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Autor: Lina Maria Amador Brunheira Assunção Referência APM: PM040133 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 268.0
A grande finalidade deste estudo é compreender como funciona o pensamento dos sujeitos quando estes são postos a resolver situações ligadas á matemática, em particular aos números racionais.
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Autor: Isolina Oliveira Referência APM: PM040132 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 210.0
A presente investigação incidiu no contexto do estágio integrado da licenciatura em ensino de matemática e incidiu sobre as concepções que um grupo de professores estagiários de matemática possuíam sobre o conceito de função.
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Autor: António José Cadete Alves Referência APM: PM040131 Data: 2000-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 149.0
Este estudo investigou as concepções de professores acerca da matemática e da utilização de computadores,procurando destacar e discutir eventuais relações entre essas concepções e as práticas lectivas.Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa,entrevistando oito professores de matemática e acompanhando-os num programa de formação, no âmbito do qual se observaram reuniões e aulas onde foram utilizados os computadores.
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Autor: António Filipe Azevedo Referência APM: PM040130 Data: 1993-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 240.0
Autor: José António de Oliveira Duarte Referência APM: PM040129 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 290.0
Neste trabalho procura-se indicar as características de um software para apoiar o estudo numérico e gráfico das sucessões numéricas, no ensino secundário.
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Autor: Fátima Regina Duarte Jorge Referência APM: PM040126 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 321.0
Esta dissertação versa sobre o Ensino da Matemática no 2º ciclo liceal, no Estado Novo (1947/1968). Apresentamos, em primeiro lugar, nas suas múltiplas dimensões e, sobretudo, nos obstáculos por ele criados relativamente ao desenvolvimento económico reflectido, naturalmente, no Sistema Educativo. Privilegiamos, neste primeiro contacto, o problema da Educação no Estado Novo, abordando as linhas essenciais das políticas educativas.
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Autor: Maria Clara Correia Ferreira Lino Referência APM: PM040193 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 240.0
O estudo apresentado,incide na aprendizagem matemática escolar dos alunos do 8º ano de escolaridade.Tem como preocupação principal compreender como é que o saber matemático dos alunos é estruturado e desenvolvido na relação com as actividades vividas em contexto na sala de aula .
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Autor: Madalena Pinto dos Santos Referência APM: PM040122 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 339.0
Este estudo incide na realização de mini testes nos últimos minutos de aula, focando os conteúdos leccionados na mesma, interfere na aprendizagem da Matemática, gerando o sucesso?Para o aprofundamento e contextualização do problema, foram definidas questões para investigação de forma a operacionalizar o estudo e a focar pontos importantes relativos ao problema escolhido:Os alunos submetidos a mini testes irão melhorar a postura na sala de aula, quanto à atenção? revelam um melhor desempenho que os alunos que não foram submetidos? terão melhor sucesso na disciplina de Matemática?
Tese de MestradoEm Portugal continuamos a ter alunos que encaram o conhecimento académico, nomeadamente a Matemática, como desprovido de significado. Contudo, existem casos de escolas nas quais muitos deles conseguem encontrar um sentido para o seu futuro. A Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN)é uma delas. Apresentando uma cultura de escola marcante, enquanto escola vocacional, os alunos que a frequentam procuram construir um futuro na área da Dança.
Autor: Sara Gabriela da Silva Piscarreta Referência APM: PM040119 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa da própria colecção. Editora: APM Páginas: 265.0
Este estudo incide sobre as concepções e atitudes dos alunos no 8ºano em relação á matemática,no contexto de actividades de projecto e investigação com utilização da linguagem Logo.Tem como duplo objectivo investigar em profundidade as atitudes dos alunos através da compreensão das suas concepções sobre a matemática,e iluminar a compreensão acerca da eventual contribuição dos computadores na promoção de atitudes positivas dos alunos em relação á matemática.
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Autor: João Filipe Matos Referência APM: PM040118 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Doutoramento.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 257.0
A investigação debruçou-se sobre a utilização de um site na web,construído para o efeito, a partir do qual os alunos realizavam, na sala de aula ,tarefas de aprendizagem.
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Autor: M. Manuela de Abreu Ferreira Simões Referência APM: PM040116 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 242.0
Este estudo decorreu no contexto de uma experiência pedagógica,prolongada no tempo,levada a cabo numa turma do 8ºano de escolaridade em que se valorizou o trabalho em pequenos grupos,e se privilegiou a realização de tarefas de resolução de problemas e de natureza investigativa.
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Autor: Cristina Natália da Fonseca Referência APM: PM040115 Data: 1999-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 157.0
O estudo que se descreve decorreu no ano lectivo de 1995/96, numa turma do 7º ano de escolaridade. Nela foi implementada uma proposta pedagógica em que se valorizou o ensino/aprendizagem em pequenos grupos cooperativos a trabalharem em tarefas matemáticas de natureza problemática durante um período de tempo.
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Autor: Vladimiro Sérgio de Sousa Machado Referência APM: PM040114 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 216.0
Autor: Ana Isabel da Silva Rosendo Referência APM: PM040113 Data: 1996-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 211.0
Este trabalho teve como objectivo estudar o desempenho,o envolvimento,a postura e possíveis dificuldades de um professor de matemática com vários anos de serviço e sem qualquer experiência de implementação de actividades de investigação na sala de aula.
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Autor: Luísa Adelina Queirós da Costa Selas Referência APM: PM040112 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Editora: APM Páginas: 119.0
´´Com este estudo pretendemos mostrar a pertinência da inclusão de tópicos sobre a teoria de grafos no currículo da disciplina de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico, dando especial ênfase à justificação e à importância desta integração naquele ciclo de ensino, à escolha e à forma como essa integração pode ser implementada. Devido ao facto do currículo do projecto Mat789 conter uma unidade sobre grafos e matrizes iremos descrever e analisar a forma como os autores deste projecto desenvolveram esta unidade. (...)``
Esta dissertação realiza um estudo histórico-pedagógico cujo eixo temático central são as condições que possibilitaram o surgimento das geometrias não-euclidianas.
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Autor: Arlete de Jesus Brito Referência APM: PM040110 Data: 1995-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 187.0
Este estudo pretende contribuir para uma reflexão sobre as transformações necessárias nos cursos de Licenciatura em Matemática. Está inserido na linha de pesquisa "Formação de Professores" do curso de Pós-Granduação em Educação Matemática do centro de Ciências Exactas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.A partir de uma análise do momento actual, este estudo pretende identificar as perspectivas futuras de como deve ser a formação de professores no Brasil e noutros países.
O objectivo geral do estudo foi o de descrever e analisar o desempenho de uma turma de formandos (alunos) de um curso de Formação Profissional, em tarefas elaboradas tendo em vista a abordagem do tema de Estatística. Em particular, pretendeu-se analisar a forma como os formandos utilizam os seus conhecimentos matemáticos na resolução de problemas ligados à Estatística; identificar e descrever as principais dificuldades reveladas pelos formandos durante a resolução de tarefas; analisar o uso de recursos tecnológicos (computador); analisar a forma como os formandos trabalham em grupo - cooperativamente - e, por fim, analisar o trabalho de projecto desenvolvido pelos formandos.
Este estudo teve como objectivo investigar e analisar o modo como os professores tratam/enfrentam, em aula as situações de erro ou dificuldade, suas e dos alunos, que surgem no processo de ensino/aprendizagem da álgebra elementar.
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Autor: Renata Anastácio Pinto Referência APM: PM040107 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 110.0
Esta dissertação refere-se à análise da implementação de um programa de portefólios electrónicos a uma turma de alunos do 9º ano de escolaridade, no contexto da disciplina de Matemática. O estudo processa-se ao longo do ano lectivo de 2006/7 e a tecnologia adoptada diz respeito à plataforma Moodle. Pretende-se analisar a viabilidade e a adequação da implemetação de um programa de portefólios de Matemática, suportados pela tecnologia Moodle, a turmas de alunos do ensino básico.
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Autor: Ana Paula Andrade Alves Referência APM: PM040199 Data: 2007-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 274.0
A cidadania participativa, para a justiça social, leva-nos a reflectir em torno da educação matemática, porque existe uma diversidade de modelos e aplicações matemáticos na sociedade actual que muitos cidadãos não identificam nem compreendem as suas implicações na sua vida. Para compreender esta relação entre educação matemática e justiça social foram formuladas as seguintes questões: que relação existe entre a educação matemática e a justiça social? Que tipo de intervenção pode ter a educação matemática na construção de uma sociedade mais justa? Que cultura profissional em educação matemática pode promover a justiça social? As respostas a estas questões resultaram da busca de um aprofundamento teórico porque esta problemática pertence a um território muito pouco investigado na educação matemática em Portugal. O estudo encontra-se organizado em três capítulos principais: justiça social, educação matemática para a justiça social e cultura profissional em educação matemática para a justiça social.
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Autor: Helena Isabel Pereira da Silva Gerardo Referência APM: PM040184 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 145.0
Autor: Cristiane Coppe de Oliveira Referência APM: PM040101 Data: 2001-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa da própria colecção. Editora: APM Páginas: 192.0
Resumo:"A Linguagem, sendo uma capacidade natural, e não meramente instrumental, é usada na organização do pensamento e integrada no contexto cultural de um indivíduo. Neste trabalho tentámos perceber de que forma a linguagem usada na sala de aula de atemática interfere na aquisição dos conteúdos programáticos, centrando o nosso estudo no tema: funções.O estudo realizou-se numa Escola Secundária do litoral do sotavento algarvio, no ano lectivo de 2004/2005. Os três casos seleccionados pertenciam a uma turma do décimo ano de escolaridade, de prosseguimento de estudos: Curso Científico-Humanísticos. Optámos por uma metodologia de carácter essencialmente qualitativo, o estudo de caso, dado que pretendíamos compreender um fenómeno e não encontrar resultados definitivos e universais, generalizar conclusões ou indagar relações causaiscom o intuito de prever acontecimentos. Não havendo lugar a generalizações, há contudo constatações que servirão de alertas para o acto comunicativo integrado no processo de ensino-aprendizagem."
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Autor: Maria de Fátima Argelino Trindade Referência APM: PM040191 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 146.0
O presente estudo, integrado na área da educação, tem por principal objectivo compreender como alunos do primeiro ano de escolaridade mobilizam aspectos do sentido de número na resolução de problemas numéricos.Neste âmbito,foram definidas as seguintes questões de investigação: que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas numéricos?que dificuldades experienciam os alunos na resolução de problemas numéricos?Que contextos favorecem a resolução de problemas numéricos?
O presente trabalho analisa algum software educativo destinado ao ensino-aprendizagem da matemática, desde o 1º ciclo do ensino básico até aos primeiros anos do ensino superior.
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Autor: Olga M. Vaz Moreira Referência APM: PM040099 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado.Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 177.0
Esta investigaçãotem por objectivos compreender a identidade dos professores de matemática do 2º ciclo do ensino básico e identificar quais os contributos das associações profissionais de professores na (re)construção da identidade docente.
Tese de MestradoTomando como ponto de partida o facto de, ao nível do ensino secundário, existirem jovens que, parecendo cognitivamente competentes, não conseguem obter sucesso na disciplina de Matemática, procurou-se com esta investigação contribuir para a compreensão dos factores pessoais - de natureza da construção pessoal e das implicações relacionadas daí decorrentes - subjacentes a esta situação.
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Autor: Ana Luisa Bento de Paiva Referência APM: PM040098 Data: 2005-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 256.0
Este estudo incide sobre as concepções e práticas de dois alunos no último ano de formação inicial e no primeiro de exercício da docência, relativamente a actividades de resolução de problemas de matemática.
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Autor: Isabel Vale Referência APM: PM040095 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Tese de Mestrado. Trabalho de investigação em edição fac-similada,editado em fotocópias encadernadas com a capa própria da colecção. Editora: APM Páginas: 272.0