Todo o campo de prática social constitui um terreno fértil para pesquisa. Investigando as suas práticas,os profissionais da educação- professores, orientadores de estágio, formadores ou técnicos da administração educativa-aprofundam a compreensão dos problemas que se lhes colocam e testam o alcance de estratégias de intervenção. A investigação sobre a prática, realizada individualmente ou em equipas colaborativas, promove o desenvolvimento profissional dos respectivos protagonistas e dá uma maior capacidade às suas organizações para lidarem com os problemas emergentes. Esta investigação constitui, também, um contributo para o conhecimento, por parte da comunidade, dos problemas referentes ao campo profissional da educação. Reflectir e Investigar sobre a Práctica Profissional, é um livro que ganhou forma a partir de uma colecção de experiências realizadas por professores e formadores de diversos níveis de ensino, que nos interpela sobre o papel da investigação na cultura profissional dos professores.
Categorias:
Edições APM
Autor: Grupo de trabalho de Investigação Referência APM: PM010069 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 335.0 ISBN: 972876801x
Este livro faz uma análise comparativa dos Programas de Matemática actuais de diversos países europeus, no nível correspondente ao 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal. O seu objectivo é identificar as linhas de força e características mais salientes desses programas e estabelecer eventuais pontos de convergência e divergência com o programa português em vigor, como base para uma reflexão sobre a natureza e conteúdo dos documentos curriculares.
Categorias:
Edições APM
Autor: João Pedro da Ponte e outros Referência APM: PM010066 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Outro(s) Título(s) do mesmo Editor:QUESTÕES ACTUAIS NA DIDÁCTICA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA Editora: CIE/FCUL - APM Páginas: 225.0 ISBN: 989-95062-0-6
Este livro reúne todos os problemas submetidos a concurso nos encontros anuais de professores de matemática (ProfMat) desde 1990 até 2014, portanto 25 problemas.Reúne, igualmente, a listagem dos premiados em cada concurso e as resoluções desses problemas colocados a concurso.
Categorias:
Edições APM
Autor: José Paulo Viana Referência APM: PM609618 Data: 2015-03-24 00:00:00 Observações: PatrocínioFundação Luso-Americana Editora: APM Páginas: 107.0 ISBN: 978-972-8768-58-4
O Livro Problemas e Investigações em Matemática - FUNÇÕES, trata de temas para a sala de aula, muito variados: FUNÇÕES QUADRÁTICAS, FUNÇÕES CÚBICAS, FUNÇÕES RACIONAIS, FUNÇÕES IRRACIONAIS, FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARITMICAS, FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS, FUNÇÕES E GEOMETRIA E AINDA........
Categorias:
Edições APM
Autor: G. trabalho T3 Referência APM: PM010978 Data: 2014-05-06 00:00:00 Editora: APM Páginas: 128.0 ISBN: 978-972-8768-55-3
Os Princípios para a Ação (NCTM) são para professores, formadores de professores, especialistas, diretores de escolas e outros líderes escolares. São também para os decisores políticos e líderes nas diversas regiões administrativas do país. Para além disto, proporcionarão uma orientação às famílias sobre o que procurar no sistema educativo e o que esperar dele para os seus filhos. Os Princípios para a Ação explicitam detalhadamente a quota parte que todos nós deve assumir no apoio ao sucesso dos alunos de hoje para assegurar um futuro luminoso para o mundo em que vivemos.
Paulo Abrantes é uma figura de primeiro plano da Educação Matemática portuguesa e internacional. A par dos seus dotes de orador excepcional e de organizador com qualidades fora do comum, manifestou sempre grande dinamismo e capacidade de realização nos grupos e projectos colectivos em q se envolvia.Este livro contém diversos dos seus escritos mais relevantes, cobrindo as áreas a que deu mais atenção: desenvolvimento curricular e avaliação, experiência matemática e formação de professores. Os textos são apresentados seguindo a ordem cronológica de publicação
Os Pentaminós são um fantástico quebra-cabeças. Pelos desafios que proporcionam, constituem um material muito interessante na exploração da Geometria no primeiro e segundo ciclos do ensino básico. Cada peça é formada por 5 quadrados, unidos pelos lados. Excluindo formas equivalentes, por rotação ou simetria, existem 12 pentaminós diferentes, denominados de acordo com as letras com que se parecem, que permitem a criação de inúmeros problemas e suas soluções. Esta pasta reúne um conjunto de propostas de trabalho, que podem ser prontamente utilizadas com os alunos, que vão permitir desde a construção de formas geométricas, com a utilização de algumas ou todas as peças do jogo, à reprodução de peças noutra escala e ao preenchimento de áreas.Uma pasta didáctica, com novo formato e os princípios de sempre. Uma reedição APM.
Categorias:
Edições APM
Referência APM: PM010100 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Ver também Placas de Pentaminós e Placas de Quadrados. Editora: APM
Consiste em dois cadernos com actividades para a sala de aula, no 1ºciclo, utilizando materiais manipuláveis(tangram, cubos, geoplano, lápis, fósforos, entre outros) e a calculadora. Estes cadernos são uma reformulação das pastas de Actividades para o 1º Ciclo(I) e (II).
Categorias:
Edições APM
Referência APM: PM010063 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Esta pasta também contém fichas de actividades. Editora: APM ISBN: 972-9053-64-2
Contém um conjunto de actividades realizadas em turmas do 3º ciclo, contemplando vários conteúdos inerentes ao programa.
Categorias:
Edições APM
Autor: Paula Alexandre /Carla Almeida/ João Afonso Referência APM: PM010058 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Pasta com 3 cadernos:Geometria no 3ºciclo;Geometria no 3º ciclo com o Cabri-Gèometre(de: Ana Cristina Tudella,Catarina Ferreira,Helena Fonseca,Lina Brunheira);Espaço-Plano-Espaço(de:Ana Vieira Lopes,António Bernardes,José Manuel Varandas). Editora: APM Páginas: 135.0 ISBN: 972-9053-56-1
Esta publicação faz uma breve referência aos números na Matemática e no dia-a dia, à importância do computador na Matemática e no seu ensino e descreve a metodologia seguida na secção práctica que lhe serviu de base. São ainda feitos comentários sobre a pouca importância que tem sido dada aos números na Matemática escolar em Portugal.
Categorias:
Edições APM
Autor: Manuel Joaquim Saraiva e Carlos Inácio Freitas Referência APM: PM010056 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 32.0 ISBN: 972-9053-83-9
Este livro aborda a Matemática de fora preocupando-se principalmente com o impacto que a Matemática tem quando é aplicada ao mundo que se estende fora dela.
Categorias:
Outras Edições
Autor: Philip J. Davis e Reuben Hersh Referência APM: DC010001 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: Difusao Cultural Páginas: 320.0 ISBN: 9727092713
Esta obra constitui um marco fundamental na história da matemática, que deste modo se torna acessível a todos os leitores de língua portuguesa que, de algum modo, se interessem pela história do desenvolvimento dos conceitos fundamentais do cálculo. Isaac Newton procede nesta obra a síntese de todas as técnicas de cálculo de tangentes e de áreas do séc. XVII. No prefácio, de Augusto Franco de Oliveira, pode ler-se "Quis a generosidade do tradutor agraciar os meus fracos préstimos de revisor, com a deferência de um pedido para prefaciar o resultado do seu esforço. Se, por um lado, amaldiçoo a minha sorte(Augusta per augusta), por outro, enleva-me aoportunidade de responder ao desafio e a possibilidade de ver o meu nome associado, ainda que infimamente, a trabalhos tão valorosos do Autos, gigante da ciência universal, e o do tradutor, seu fiel e competente servidor."
No livro com este título e que está organizado em duas partes o autos, João Rino, utiliza a primeira para discutir as potencialidades pedagógicas do Jogo em vertentes tão diversas como a sociológica e afectiva ou as suas conexões com a matemática. De acordo com o próprio autor: "o jogo é uma actividade tão antiga como o homem. Ele está ligado ao impulso lúdico do homem, traço de personalidade que persiste desde a infância, até a idade adulta. Como traço de personalidade, ele encontra a sua fundamentação em caraterísticas biológicas, culturais e sociais do ser humano. (...) Algumas caraterísticas do jogo evidenciam as suas qualidades educativas e potenciam a sua utilização num processo de aprendizagem, aqui entendida num sentido lato, extravansando o meio escolar e as estratégias pedagógicas.(...)"Na segunda parte do livro é apresentada uma variedade de jogos que podem ser utilizados, entre outros contextos, na sala de aula.
Este livro é sobre Matemática. Para quem a entenda está reservado um prémio: a compreensão profunda das questões, a verificação de que muitas coisas que pareciam completamente distintas partilham, afinal, relações profundas e a percepção de que o conhecimento humano não está dividido em compartimentos estanques. "O Fim do Mundo Está Próximo?" é um mosaico de temas matemáticos distintos, por vezes relacionados. No entanto, seja sobre o sudoku, as TAC, como ganhar no totobola, o fim do mundo, os grilos, os chuveiros ou o sexo e a banha da cobra, a matemática tem surpresas a revelar-nos. É esse o seu encanto, é essa a sua beleza.
Em 1982, realizou-se uma experência chave cujo resultado pareceu contrariar o pressuposto de Einstein de que Deus não joga aos dados com o universo.Contendo os pontos de vista de grandes físicos sobre essa experiência, este livro proporcionaainda uma introdução clara e acessível à física quântica, aos seus enigmas e às suas implicações filosóficas. Mostrando que a física é uma polémica que começa e acaba com a observação da natureza, esta obra dirige-se, por um lado, aos especialistas desta e de outras ciências e ao leitor culto que pretenda adquirir uma indispensável formação e visão científicas e, por outro lado, muito particularmente, aos professores e alunos que têm de se preparar para a nova aprendizagem da ciência, prevista, finalmente, nos novos programas de ensino em Portugal.A leitura e a discussão desta obra na sala de aula permitirão ao professor um diálogo e um debate suscitadores do interesse dos jovens pela ciência e, seguramente, um despertar de vocações.Na linha das obras incluídas na colecção «Ciência Aberta» - considerada internacionalmente uma das melhores no seu género -, este é mais um daqueles livros que são leitura obrigatória, a par dos manuais, nos países com sistemas avançados de ensino do ciência.
Categorias:
Outras Edições
Autor: Paul Davies e J.R.Brown Referência APM: GR010050 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Paul Davies é professor de Física Teórica na Universidade de Newcastle. Doutorado em Londres, onde ensinou Matemática durante oito anos, é autor de diversas obras de divulgação científica. John Brown é profissional de rádio, tendo levado a cabo as entrevi Editora: Gradiva Páginas: 204.0 ISBN: 972-662-194-1
A Teoria dos Números Surreais foi criada pelo matemático John H. Conway por volta de 1970. Curiosamente, a primeira publicação nesta rica área de investigação foi uma novela, que aqui se apresenta aos leitores portugueses, pelo matemático D. E. Knuth. Nas palavras do autor, o seu objectivo fundamental não consistiu em ensinar a teoria de Conway, mas sim em mostrar como uma pessoa a poderia ter descoberto. Portanto, ao mesmo tempo que as personagens desta obra exploram e constroem o sistema de números de Conway, Knuth relata os seus passos em falso, as suas frustrações, mas também as suas alegrias. Knuth quis ilustrar ao leitor não especialista como as ideias matemáticas surgem e se desenvolvem. Escolheu a teoria de Conway porque, como salienta, sendo auto-contida, está relacionada com diversas áreas da matemática, e se encontra ainda, em grande parte, por desenvolver. O leitor interessado pode constatar como, sem recurso a nenhum conhecimento matemático prévio (para além dos números naturais), esta teoria se desenvolve, utilizando algumas regras muito simples e o conjunto vazio...
Categorias:
Outras Edições
Autor: Donald E. Knuth Referência APM: GR010049 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Nº 29 da Colecção O Prazer da Matemática Editora: Gradiva Páginas: 116.0 ISBN: 972-662-853-9
O estudo das propriedades dos números e das operações aritméticas forma uma parte considerável da Matemática ensinada no Ensino Secundário. Este livro aborda esse estudo de uma forma sistemática, começando nos números naturais, passando pelos números inteiros, racionais e reais e terminando nos números complexos. Naturalmente estes números têm toda uma série de propriedades interessantes, algumas das quais são aqui abordadas, tais como o princípio da indução, o pequeno teorema de Fermat, a regra de Ruffini, a irracionalidade do número de Neper ou o teorema fundamental da Álgebra, entre muitos outros.
Categorias:
Outras Edições
Autor: José Carlos Santos Referência APM: PM0010981 Data: 2014-12-20 00:00:00 Editora: Univ. Porto Páginas: 299.0 ISBN: 978-989-746-044-9
O National Council of teacher´s of Mathematics (NCTM) tem vindo a desenvolver,desde há mais de 15 anos, um esforço concertado para elaborar normas para a matemática escolar. A APM traduziu essas normas de modo a torná-las acessíveis aos professores portugueses.
Este livro reúne um conjunto de trabalhos apresentados no X Encontro de Investigação em Educação Matemática da Secção de Educação e Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, realizado em Março de 2001. O tema - Matemática e Comunidades: a diversidade social no ensino-aprendizagem da matemática - surgiu com naturalidade e foi alvo de reflexão na Comissão Organizadora ao longo de todo o ano que precedeu o encontro. Os documentos seleccionados para leitura e análise fizeram emergir várias hipóteses de trabalho, mas foram as experiências existentes relativamente à presença da matemática nas diferentes comunidades que conduziram à definição de temas aglutinadores em torno dos quais se constituiram os grupos de discussão.
As Provas Finais nacionais de Matemática do 3.º Ciclo, de 2013 a 2018, com resoluções completas e justificadas, elaboradas por uma equipa da Associação de Professores de Matemática.
Categorias:
Edições APM
Autor: Vários Referência APM: PM0100005 Data: 2019-01-11 00:00:00 Editora: Editorial do M. Educação Páginas: 301.0 ISBN: 978-972-767-037-6
O projecto MAT 789 desenvolveu, durante vários anos, um trabalho que constituiu na concepção, experimentação e avaliação de um currículo inovador de Matemática para o 7º,8º e 9ºanos. Esta publicação reúne materiais usados pelos alunos (os quais podem sugerir ideias para novas actividades de aprendizagem) sequências de fichas de trabalho, relativas à maior parte das unidades temáticas e testes em duas fases. A apresentação dos materiais é feita exactamente como foram dados aos alunos e está organizada por temas e anos de escolaridade (números naturais, estatística, processos de contagem, funções, geometria, equações, probabilidades, grafos e matrizes).
Categorias:
Edições APM
Autor: Paulo Abrantes, Leonor Cunha Leal, Margarida Silva,Paula Teixeira e Eduardo Veloso Referência APM: PM010044 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 280.0 ISBN: 972-9053-67-7
Mais Rápido Que a Luz - que será sem dúvida um dos livros mais polémicos do ano - é a história fascinante de como a ideia herege de um jovem físico genial poderá vir a destronar Einstein e a mudar para sempre o nosso modo de ver o mundo. Em física, basta dizer-se a palavra «luz» para que todos entoem: Nada se move mais depressa do que a luz - o que é de facto verdade. Mas a luz tem outra propriedade espantosa: propaga-se a uma e uma só velocidade, que é uma das constantes da natureza. Esta ideia foi consagrada por Einstein na sua teoria da relatividade restrita e é um dos pilares da física moderna: todos lhe atribuem o estatuto de verdade religiosa. Mas e se não for correcta?Em Mais Rápido Que a Luz, o físico teórico João Magueijo, doutorado pela Universidade de Cambridge, propõe uma especulação extraordinária: que a velocidade da luz tenha sido maior no universo primordial.Por que é que alguém com trinta e poucos anos e quase de certeza com uma carreira brilhante à sua frente iria arriscar a reputação com uma ideia aparentemente tão descabida, que põe mesmo em causa Albert Einstein? Magueijo mostra neste livro original que a sua teoria da velocidade da luz variável (VSL) resolve alguns dos problemas mais difíceis da cosmologia. Embora quase todos aceitem que o cosmos teve origem num big bang, há aspectos do universo ainda por explicar. Há décadas que estes paradoxos enlouquecem os cientistas; eis que a VSL dá respostas geniais a todos de uma só vez. A teoria pode além disso ter consequências fabulosas quanto a viagens espaciais, buracos negros, dilatação do tempo e teoria das cordas. Muito ironicamente, talvez a VSL seja a porta para a teoria de grande unificação que escapou a Einstein.De certa forma, não importa se é Einstein ou Magueijo quem tem razão: este livro é acerca das ideias e do seu lugar no mundo. É acerca de como os cientistas trabalham em conjunto e acerca do que os separa. É acerca do quanto é preciso lutar para que as nossas ideias sejam aceites. No fundo, Mais Rápido Que a Luz é a biografia de uma especulação científica. É também a história de uma tentativa única de desvendar a natureza do universo. Magueijo encontra inspiração para a sua busca nos locais mais inesperados: em Goa, ao observar hippies movidos a ecstasy despedirem-se do sol; num pub arruinado de Notting Hill, ao discutir teoria das cordas com um colega; em Cambridge, ao atravessar os campos de jogos num dia cinzento...Como Richard Feynman e outros antes dele, João Magueijo teve a temeridade de afrontar ideias aceites. Mais Rápido Que a Luz é a fantástica história dessa viagem, que ainda não chegou ao fim. JOÃO MAGUEIJO é professor de Física Teórica no Imperial College de Londres, onde foi durante três anos Research Fellow (investigador) da Royal Society. Foi cientista convidado das Universidades da Califórnia em Berkeley e de Princeton, tendo-se doutorado em física teórica na Universidade de Cambridge.
Categorias:
Outras Edições
Autor: João Magueijo Referência APM: GR010072 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa FCT/União Latina 2004. Nº 127 da Colecção Ciência AbertaNº 127 da Colecção Ciência Aberta Editora: Gradiva Páginas: 295.0 ISBN: 972-662-905-5
Resenha da vida e obra de M.C Escher seguida de algumas ligações relevantes entre esta com o universo matemático. Contém algum material de apoio para actividades na sala de aula.
Categorias:
Edições APM
Autor: Ana Rodrigues, Augusto Barreto, Glória Ferraz, Sandra Martins, Susana Diego e Valéria Silva Referência APM: PM010042 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 52.0
Jogos do Mundo
Preço: 7.50
Preço Sócio: 3.00 Ref.: PM010041
Esta brochura apresenta os 30 jogos que constituem a exposição Jogos do Mundo, agrupados de acordo com o que se supõe ser o seu continente de origem. Cada jogo é apresentado através do tabuleiro, das regras e de um conjunto de notas. Quando foi possível incluiu-se um breve resumo da sua história. A brochura contém ainda referências bibliográficas e referências a sites que são relevantes na abordagem deste tema. Jogos do Mundo deu origem a uma exposição com o mesmo nome, constituída na sua maior parte por jogos de estratégia e de tabuleiro, e pelas respectivas regras
Categorias:
Edições APM
Autor: Vários Referência APM: PM010041 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Publicação esgotada, disponível em edição fotocopiada. Editora: APM Páginas: 138.0 ISBN: 972-8768-11-7
Histórias com Matemática Inclui atividades 2º e 3º anosAtravés da narrativa e das ilustrações vamos ensinar a aprender matemática. Em cada livro, atividades que exploram os conteúdos matemáticos das histórias que os alunos podem realizar sozinhos ou ser aplicadas em de sala de aula. Assim, de uma forma lúdica e divertida, desenvolvem, em simultâneo, competências nas áreas do português e da matemática.
A condução de uma aula envolve um leque amplo de conhecimentos profissionais. O professor tem de ter um conhecimento aprofundado dos temas da sua disciplina, conhecer os alunos e os seus processos de aprendizagem, conhecer as finalidades, objectivos e orientações curriculares e saber como conduzir a sua actividade de instrução. Esta colecção de narrativas profissionais, carregadas de autencidade da experiência vivida e enquadradas na perspectiva de análise da Didáctica da Matemática, pretende contribuir para uma melhor compreensão do que é verdadeiramente o conhecimento profissional dos professores.
Categorias:
Edições APM
Autor: João Pedro da Ponte, Florinda Costa e Helena Lopes/ Otìlia Moreirinha e Dulce Salvado Referência APM: PM010038 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 88.0 ISBN: 9729053669
Livro bastante pormenorizado sobre o ensino da Geometria. Percorre diferentes épocas, apresenta múltiplas perspectivas em geometria, aborda diferentes temas tais como: curvas planas e mecanismos, visualização e representação, simetria, poliedros, forma e dimensão, perspectiva e geometria projectiva, geometria não euclidiana, entre outros. Contém indicações de materiais que podem ser utilizados na sala de aula, tornando-se um precioso auxiliar do professor. Contém referências bibliográficas muito importantes. Livro referenciado em todos os programas de Matemática.
Categorias:
Outras Edições
Autor: Eduardo Veloso Referência APM: IE010001 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: Instituto de Inovacao Educacional Páginas: 402.0 ISBN: 973-8353-26-X
Tradução de 13 textos incluídos no livro Geometry Turned On, publicado pela MAA.A publicação desta colectânea em português é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Geometria da APM, com o objectivo de tornar mais acessível aos professores um excelente conjunto de relatos e análises sobre a utilização do software de geometria dinâmica nos ensinos básico, secundário e superior.
Categorias:
Edições APM
Autor: James R. King e Doris Schattschneider Referência APM: PM010037 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 149.0 ISBN: 9728768060
O projecto T3 tem elaborado acções de formação de iniciação ao uso de tecnologia gráfica. Juntamente com estas acções são realizadas discussões e debates de natureza didática. Daqui surgiu um conjunto de publicações formadas a partir dos materiais produzidos nestes cursos. Sendo assim,cada publicação é constituída por duas secões:a primeira compreende enunciados de actividades, que podem ser utilizados na sala de aula; e a segunda, comentários e resolução das actividades anteriores.
Categorias:
Edições APM
Autor: Grupo T3 Referência APM: PM010036 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 73.0 ISBN: 972-9053-79-0
Esta publicação reúne um conjunto de actividades destinadas à utilização na sala de aula. Acompanham-nas as respectivas notas para os professores e uma síntese das experiências em ambientes de aula, resultantes das oficinas de formação "Experimentar matemática utilizando Tecnologia", promovidas pelo Centro de Formação da APM e que decorreram de Janeiro a Junho de 2002.O livro está dividido em duas secções principais. Na primeira surgem os enunciados das actividades numa redacção orientada para a utilização na sala de aula, aos quais se seguem notas para os professores. A segunda secção contém uma síntese das experiências de aplicação na sala de aula com base na observação feita pelos autores e contidas nos relatórios dos participantes nas oficinas de formaçao.
Categorias:
Edições APM
Autor: Grupo de Trabalho T3 Referência APM: PM010035 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 152.0 ISBN: 9728768028
Esta publicação tem por base a tese de mestrado desenvolvida pelo primeiro autor, sobre o mesmo tema, e do qual o segundo autor foi orientador.São criadas ou adaptadas vinte e quatro tarefas matemáticas, cujo principal objectivo é o estudo de estatística no ensino secundário, recorrendo às potencialidades das calculadoras gráficas, nomeadamente fazendo uso dos módulos de estatísticas, de representação gráfica de funções e de geometria dinâmica, inseridos, por exemplo, na calculadora TI-nspire, da Texas Instruments, modelo com que se trabalham as diversas tarefas propostas neste livro, embora algumas delas possam ser resolvidas recorrendo a outros modelos de calculadoras gráficas.Os materiais desenvolvidos para a sala de aula, que incidem sobre o desenvolvimento curricular, agindo essencialmente sobre o currículo prescrito para o ensino secundário, nomeadamente no domínio de estatística, permitem rever alguns conceitos introduzidos no ensino básico, como sejam: gráficos de barras, gráficos circulares e diagramas de extremos e quartis e as medidas de localização como a moda, média, mediana e quartis, e introduzir as medidas de dispersão e as amostras biodimensionais que fazem parte dos programas nacionais de Matemática A, Matemática B e Matemática para as Ciências Sociais.
Categorias:
Outras Edições
Autor: Helder Martis e António Domingos Referência APM: PM010122 Data: 2019-02-13 00:00:00 Observações: Coleção Apoio ao Ensino Editora: Nova FCT Editorial Páginas: 121.0 ISBN: 978-989-99528-6-7
Este livro reflecte um trabalho na área da Estatística, pensado para alunos do terceiro ciclo do ensino básico, que se confrontam pela primeira vez com este assunto. A primeira parte corresponde a um livro do aluno, em que as actividades são formuladas de modo a que sejam os próprios alunos a registar as suas conclusões, através da prática; uma segunda parte, destinada ao professor, contém orientações para desenvolver as actividades na sala de aula.
Categorias:
Edições APM
Autor: Tradução e Adaptação de António Borralho Referência APM: PM010032 Data: 2011-01-10 00:00:00 Editora: APM Páginas: 453.0 ISBN: 9729053308
Este livro é composto pelas actas do encontro Ensino e aprendizagem da Estatística. A realização deste encontro teve como objectivo principal reflectir sobre a problemática do ensino e aprendizagem da Estatística; saber do porquê e importância desse ensino; dos temas a abordar e de como os abordar; das dificuldades da aprendizagem por parte dos alunos e do modo de as ultrapassar; de como fazer a formação inicial dos professores para uma melhoria do ensino destas áreas.
Iniciação apaixonante à estratégia de resolução de problemas, esta obra propõe a compreensão dos jogos lógicos, expondo os princípios matemáticos que presidem à sua construção.
Com quantos grãos de areia se poderia encher o universo? Qual a relação entre o número de ouro e os girassóis? Qual é o maior número primo conhecido? A estas e outras perguntas dá-se a resposta neste livro. De menos um e da sua raiz quadrada até aos números cúbicos, misteriosos, amigos, perfeitos, intocáveis ou afortunados; das sucessões alíquotas, do problema do gato, do triângulo de Pascal, do algoritmo de Siracusa, da música, magia, mapas, bolos, poliedros e palíndromos aos números tão grandes que confundem a imaginação, enfim, tudo o que sempre quis saber sobre números e não conseguiu esclarecer até aqui.
Este livro, que só deve ler-se de lápis e papel na mão, constitui um antídoto de comprovada eficácia contra o medo da matemática. Medo que se instalou como resultado de décadas de equívocos pedagógicos, afastando o homem comum do prazer da matemática. Por ser inaceitável privar alguém do prazer -- da música, da boa mesa, da literatura e outros --, delicie-se o leitor, no que à geometria se refere, folheando livremente as páginas deste belo livro; se puder, leve-o para uma ilha deserta e console-se com as esferas de Dandelin, a carpete de Apolónio, a poeira de Fatou, os pontos de Fermat, as pavimentações de Penrose e tantas outras maravilhas. Mas cuidado: pode viciar-se.
Categorias:
Outras Edições
Autor: David Wells Referência APM: GR010026 Data: 2011-01-10 00:00:00 Observações: Nº 23 da Colecção O Prazer da Matemática Editora: Gradiva Páginas: 297.0 ISBN: 972-662-634-X